08Revestimentos

1765 palavras 8 páginas
DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS

08. REVESTIMENTOS

Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré
CEP 05347-902 - São Paulo / SP

MÃOS À OBRA

REVESTIMENTOS
1.

REVESTIMENTO COM ARGAMASSA

O revestimento de uma parede com argamassa faz com que ela fique mais resistente e impermeável.
A superfície da parede a ser revestida deve ser adequadamente preparada, ou seja, limpa de qualquer incrustação de argamassa de concreto, utilizando-se para este fim, espátula e escova de aço.
Os locais que receberam o embutimento de canalizações (elétricas ou hidráulicas) devem estar devidamente reconstituídos.
ATENÇÃO:
Antes de iniciar o revestimento das paredes é conveniente que a estanqueidade de todas as tubulações de água ou esgoto tenham sido devidamente testadas.
O revestimento com argamassa deverá ser feito em três camadas: chapisco, emboço e reboco. Antes da aplicação de cada uma delas, a parede deverá receber aspersão com água, tanto para a remoção da poeira como para o umedecimento de base, evitando-se assim que a água de amassamento da argamassa seja uma parte absorvida, o que prejudicará as condições de aderência da argamassa.
a)

Chapisco: É uma argamassa de cimento (traço 1:3 em volume) que tem uma única finalidade de melhorar a aderência da alvenaria de blocos. O chapisco deve ser lançado vigorosamente com a colher de pedreiro. A camada aplicada deve ser uniforme e de pequena espessura e apresentar um acabamento áspero. b)

Emboço: Constitui-se numa camada de regularização de parede, sua espessura deve variar entre 10 mm e 25 mm e é constituído por uma argamassa mista de cimento, cal e areia média (traço recomendado 1:2:8 em volume). O emboço deve ser aplicado no mínimo 24 horas após a aplicação do chapisco, devendo-se observar o seguinte procedimento:
1°) Assentar com a argamassa, pequenos tacos de madeira (taliscas), cuidando para que fiquem com sua face aparente a uma distância aproximada de 15 mm da base.
Iniciar assentando duas taliscas próximo do canto superior nas

Relacionados