088323080507

372 palavras 2 páginas
ATD 2 LUDICO
O Brincar e o Professor de Educação Infantil
________________________________________
Este conteúdo faz parte da Revista Avisa lá edição #34 de abril de 2008. Caso queira acessar o conteúdo completo, compre a edição em PDF ou impressa através de nossa loja virtual –http://loja.avisala.org.br
1- Segundo Cyrce Andrade (2008) “É importante que a formação amplie o repertório de brinquedos e brincadeiras – uma demanda legítima - e evidencie a ludicidade na vida do adulto-professor”, pois:.....

I- Não seria possível pensar as brincadeiras para a criança sem considerá-las como uma oportunidade também para o educador. II- Na medida em que o educador brinca e reflete sobre o lúdico e as brincadeiras, pode mudar a qualidade das intervenções junto aos seus alunos. III- Quando oferecemos ao professor a oportunidade da experiência lúdica, negamos-lhe toda a riqueza que pretendemos que ele ofereça aos seus alunos.

Somente a afirmativa III está incorreta.

2-Nos momentos de brincadeira, o professor que trabalha com crianças de 0 a 5 anos precisa: Ter uma postura investigativa para compreender a complexidade da natureza infantil.

O professor precisa ter uma postura de observador bastante apurada, a fim de apreender o que é ser criança e como devemos lidar com elas.

Favorecer o enriquecimento das competências imaginativas dos alunos por meio do lúdico Todas as alternativas estão corretas. A sua resposta : Todas as alternativas estão corretas.
Esta é a resposta correta

3-O brincar na Educação Infantil deve ser planejado:

Como recurso da prática educativa e deve estar presente no cotidiano das salas de aula da Educação Infantil.

3-Quando um adulto explicita sua sensação dizendo “Foi muito bom brincar, eu me senti criança outra vez!”, entende-se que: O professor tem sentimentos muito diferentes das crianças quando brinca.

O professor demonstra um sentimento mais pelo humano e pelo lúdico. . 4-

Relacionados