0882738062

1661 palavras 7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

a descriminação e o preconceito no espaço escolar

Ruy Barbosa-Ba
2012

a descriminação e o preconceito no espaço escolar

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Fabiana regina Corrêa melare
Tutor(a) de sala:Iraneide Araújo da Cruz

Ruy Barbosa-Ba
2012

Introdução

Ao longo de nossa história, na qual a colonização se fez presente, a escravidão e o autoritarismo contribuíram para o sentimento de inferioridade do negro brasileiro. A ideologia da degenerescência do mestiço, o ideal de branqueamento e o mito da democracia racial foram os mecanismos de dominação ideológica mais poderosos já produzidos no mundo, que permanecem ainda no imaginario social, o que dificulta a ascesão social do negro, pois este é visto como indolente e incapaz intelectualmente.
A política de branqueamento que caracterizou o racismo no Brasil foi gerada por ideologias e pelos etereótipos de inferioridade e/ou superioridade raciais. A ideologia do branqueamento teve como objetivo propagar que não existem diferenças raciais no país e que todos aqui vivem de forma harmoniosa, sem conflitos (mito da democracia racial). Além desses aspectos, projeta uma nação branca que, através do processo de miscigenação, irá enradicar o negro da nação brasileira, supondo-se, assim, que a opressão racial acabaria com a raça negra pelo processo de branqueamento. Essa tese é apresntada pelo Brasil ao mundo.
Faz-se cada vez mais necessário entender a prática docente, de uma sociadeda inegavelmente

Relacionados