08767890

736 palavras 3 páginas
1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia o ambiente empresarial é muito atingido, pelas diversas mudanças no cenário econômico, o que faz que as empresas sejam atuantes e dinâmicas.
Com isso o investimento tornou-se essencial para o crescimento. Investir significa estar preparado pra mudanças e desafios, e consiste em aumentar a participação no mercado de trabalho.
O investimento não deve ser feito por empolgação ou por intuição, deve ser através de uma analise de investimento, para que se obtenham os resultados futuros que justifiquem o investimento através de lucro para a empresa.
Esta analise de investimentos é feita através de técnicas de investimentos que proporcionam o conhecimento econômico-financeiro do empreendimento. As técnicas mais conhecidas e utilizadas são: Payback simples e descontado, Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR), o Índice de Lucratividade (IL) e a Taxa de Rentabilidade (TR).
Estes métodos trazem o conhecimento para saber se o investimento é economicamente aceitável, assim tomando as decisões corretas.
Este trabalho tem por objetivo utilizar as técnicas acima descritas pra se fazer um estudo comparativo de dois investimentos, uma fabrica de blocos de cimento com uma fabrica de lajotas sextavadas de cimento, para descobrir no final qual dos investimentos é mais atrativo.

2 ANALISE DE INVESTIMENTO

Investimento nada mais é do que a aplicação de recurso para adquirir retorno futuro, que tem a finalidade de compensar a utilização do bem ora investido. Neste sentido, investimento é toda aplicação de capital com expectativa da obtenção de lucro.“Como investidores gostaríamos de conquistar o mercado e instintivamente descobrir grandes investimentos. Entretanto, mesmo quando nossa intuição está correta, ela é apenas parte do processo de investimento” (BERNSTEIN, 2000:11).
De acordo com Gitman (1997, p.329) “as técnicas sofisticadas de investimento de capital consideram o fator tempo no valor do dinheiro.” De uma forma ou

Relacionados