087466900620

2809 palavras 12 páginas
http://biolaminas.blogspot.com.br/

rando certas lâminas

Eae gente tudo bem com vocês ? to postando de novo aqui, desta vez para falar o porque algumas lâminas quando preparadas necessitam ser coradas e outras não. Irei usar um exemplo de cada visto nas aulas dadas este semestre pelo professor Carlos e Flávia. Porque então há a necessidade de se corar uma lâmina contendo mucosa bucal ? pelo simples motivo de sem a utilização do azul de metileno (corante) a visualização ficaria impossível, pois as células da mucosa não possuem pigmentos para que sejam visualizados no microscópio. Então porque quando fizemos o corte da tradescantia não foi necessário a utilização de corante ? Pois este planta possui em sua folha um pigmento chamado antocianina, presente em seu vacúolo que deixa sua folha com cor roxa, assim tornando de fácil visualização no microscópio. Entenderam porque algumas lâminas precisam ser coradas e outras não ? Abaixo vai umas fotos.

Aqui neste lâmina observa-se que a cor verde é característica do cloroplasto, pigmento também encontrado nas plantas.

Foto de tradescantia, observa-se uma cor roxa na visualização.

Foto de lâmina de mucosa bucal, observa-se o núcleo nesta foto(pontos azuis pequenos)
Como não há pigmento natural na mucosa esta cor azul existe devido a esta lâmina ter sido corada utilizando azul de metileno.

OBSERVAÇÃO DE CÉLULAS HUMANAS EM ESFREGAÇO DE MUCOSA BUCALOrganização: Eliana Maria Beluzzo Dessen e Jorge OyakawaDiagramação: Regina de Siqueira Bueno 1 Com um palito de 2 Fazer um esfregaço espalhando sobre uma lâmina de vidro o material raspado fósforo da bochecha. raspar, levemente, a parte interna da bochecha. 3 Fixar o material mergulhando a lâmina 4 Retirar a lâmina do alcool e escorrer o excesso de líquido com o esfregaço em um pedaço de papel filtro. em álcool 70%. Aguardar 2 minutos. Aguardar 2 minutos 5 Colocar a lâmina sobre a bancada e pingar, sobre a região do esfregaço, 6 Com o auxílio

Relacionados

  • 087466900620
    565 palavras | 3 páginas
  • 087466900620
    790 palavras | 4 páginas