08743042457

1106 palavras 5 páginas
QUAL A RELAÇÃO DA CIPA NO AMBITO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Instituição de ensino: Grau Técnico
Nome do grupo:
Alessandra
Jenife
Leonardo
Maria
Ronivon
Turma : STB 20 Turno: Noite
Disciplina: Português instrumental recife 22 de agosto de 2014
Introdução
O objetivo desse trabalho é orientar os trabalhadores dos riscos existentes nos vários setores e ambientes de trabalho. Visando conscientizar esses colaboradores sobre a importância da prevenção no ambiente de trabalho
O QUE É CIPA
A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. A ideia da CIPA é que empregador e funcionários trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. A CIPA deve elabora um plano de trabalho que possibilite a ação preventiva e corretiva visando assim a solução de problemas ligados a segurança, saúde e meio ambiente, também deve participar da implantação de programas de controle e medidas necessárias para redução de riscos e impactos ambientas. A CIPA tem por norma o auxilio na elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO ( Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), ajudando a expor os riscos e perigos e a solução dos mesmo e ainda é de sua competência a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes). Em caso de acidentes a CIPA pode participar da investigação do acidente auxiliando assim o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho).
COMO A CIPA É FORMADA
É Formada por representante do empregador e dos funcionários. A quantidade de membros da CIPA é determinada através do dimensionamento previsto na NR 5 (Norma Regulamentadora 5).
AS ATRIBUIÇÕES
Ajudar nas investigações de acidentes de trabalho e trajeto. Discutir as soluções dos referidos acidentes com os setores pertinentes.
Sugerir ações para neutralizar possíveis fontes geradoras de riscos. Tanto os

Relacionados