087367790833

406 palavras 2 páginas
Benefícios e Malefícios dos Fungos

Benefícios dos fungos ao ser humano: na alimentação, os fungos são consumidos de duas formas:
(1) diretamente, ou seja, os próprios cogumelos; (2) indiretamente, pois a ação dos fungos permite a fabricação de pães e certos tipos de queijo, por exemplo. Deve-se tomar cuidado com os cogumelos e só ingerir as espécies conhecidamente comestíveis, visto que algumas são venenosas.
Os fungos também são utilizados na indústria farmacêutica, principalmente na produção de antibióticos. (penicilina)

*Fermentação*: Decomposição lenta dos açúcares pela ação de fungos e bactérias. A fermentação do açúcar pode produzir o álcool.

Malefícios dos fungos: estragam alimentos e causam doenças: micoses, sapinho, candidezes, frieira, etc.

Informações sobre os fungos

Durante muitos anos, os fungos foram considerados como vegetais, porém, a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte. Por apresentarem características próprias, tais como: não sintetizar clorofila, não possuir celulose na sua parede celular (exceto alguns fungos aquáticos), e não armazenar amido como substância de reserva, eles foram diferenciados das plantas.

Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, mas também muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras. Diversos tipos agem em seres humanos causando várias doenças como, por exemplo, micoses.

Outro tipo importante de fungo é o mofo, que surge através dos espórios, células quase microscópicas que encontramos flutuando no ar. Os espórios preferem locais escuros e úmidos para realizar a reprodução. Em função desta característica, nota-se uma maior quantidade de mofo em ambientes úmidos, como paredes, gavetas, armários, etc. Estas mesmas células minúsculas também se agrupam em pães, frutas e vegetais, pois buscam alimentos em ambientes propícios para o seu desenvolvimento.

Relacionados