086764910485

1707 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

PROJETO LENDO IMAGENS

NOME: ANDREZA DA COSTA LABRES LISIANE DE SOUZA RAMOS PROFª: JANE KUCK KONRAD

CANOAS, ABRIL DE 2013.

TEMA: Lendo Imagens

DELIMITAÇÃO DO TEMA: Lendo imagens no ensino fundamental

PROBLEMA: Os alunos demonstram uma grande dificuldade em interpretar textos, logo também, encontram dificuldades na leitura de uma imagem, pois esta requer uma interpretação que estabelece uma relação com o mundo, carregado de figuras, que ora educam, ora se apresentam como poluição visual. Desta forma, ao ler uma ilustração, os educandos conseguem entender o que realmente ela quer dizer? Ou somente escrevem qualquer coisa que lhes vêm na mente?

HIPÓTESES DE ESTUDO: Ler uma imagem significa interpretar as diferentes formas de representar o mundo, os alunos não sabem identificar a mensagem que o autor trás através de tirinhas, história em quadrinhos, charges. Muitas vezes isso ocorre porque isso não é trabalhado em sala de aula, os educandos precisam ser desafiados, instigados a pensar e analisar uma ilustração, ter seus instintos aguçados para conseguirem interpretar com mais complexidade as imagens propostas.

OBJETIVOS:

GERAL: Interpretar e fazer a leitura oral e escrita de imagens (história em quadrinhos, charges, tirinhas, quadros), identificando características e ações dos personagens, bem como reconhecer que imagens são tipos de textos que podem ser lidos e interpretados.

ESPECÍFICOS:

- Interpretar imagens oralmente e por escrito.
­- Exercitar a linguagem oral e o espírito crítico como forma de se expressar sobre diferentes imagens apresentadas.
- Realizar a leitura de uma imagem identificando a mensagem que o autor quer passar

Relacionados