086282160868

2637 palavras 11 páginas
Química Geral e Inorgânica II
Professora: Angela Andrade
Autor: Johnny Wander F Ferreira

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Reações Químicas

Caruaru, 19 de Fevereiro de 2014.
Introdução
As reações químicas são processos que transformam uma ou mais substâncias, chamados reagentes, em outras substâncias, chamadas produtos. Em uma linguagem mais acadêmica, dizemos que uma reação química promove mudança na estrutura da matéria. (RENDELUCCI, 2005).
A + B C + D Reagentes Produtos
Existem vários fatores responsáveis pela ocorrência de uma reação. Entre eles, temos: a natureza dos reagentes, o contato entre eles e os choques eficazes e a energia de ativação.
A condição mais evidente para que um reação ocorra é que os reagentes estejam em contato. O contato entre os reagentes permite que ocorram interações entre eles, originando produtos.
Mesmo quando estão em contato, substâncias diferentes podem ou não reagir. É muito dificil quantificar essa “afinidade”, mesmo quando sabemos que ela existe. (USBERCO, 2009)
Objetivo
Entender principios e teórias das reações quimicas, com base em experimentos feitos em laboratório, tipos de reações, como balancear e definir suas cargas para entender a interação dos produtos na formação dos reagentes.
Fundamentação Teórica
As equações quimicas podem nos fornecer informações como:

Gas(g) vapor(v) liquido ( l ) solido (s) cristal (c)
Presença de moleculas ou íons em solução aquosa (aq)
Desprendimento de gás ( )
Formação de precipitado ( ↓ )
Necessidade de aquecimento( Δ )
Presença de luz ( )
Ocorrência de reações reversíveis (↔)

É importante destacar que tais equações precisam estar devidamente balanceadas, ou seja, o numero total de atomos dos reagentes serve ser igual ao número total de átomos dos produtos. (USBERCO, 2006)
Reação = Um processo em que substâncias são transformadas em outras substâncias através do rearranjo, recombinação ou separação de

Relacionados