08367 Aula 1 Conceitos B Sicos

1060 palavras 5 páginas
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PROF.FÁBIO BRUSSOLO

CONCEITOS BÁSICOS

1) O QUE É FINANÇAS

Conforme GITMAM (2002:4):

“Podemos definir finanças como a arte e a ciência de administrar fundos. Praticamente todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governo”

2) OBJETIVO DAS EMPRESAS

O objetivo principal de toda empresa é gerar riqueza para os seus sócios ou acionistas.

Para se atingir esse objetivo as empresas exercem algumas atividades, que podem ser divididas em:

a) Atividades de Operações: são as relacionadas com a operação da empresa, como por exemplo: compra e venda de mercadorias, pagamento de salários, contratação de funcionários, entre outras;
b) Atividades de Investimento: são as relativas às aplicações de recursos da empresa para que consiga manter a sua atividade, ou seja, a empresa está constantemente investindo (máquinas, veículos, imóveis, etc).
c) Atividade de Financiamento: são as relativas a obtenção de recursos para se realizar os investimentos necessários para que a empresa possa executar a sua atividade.

3) FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO

Os Administradores Financeiros administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, com ou sem fins lucrativos, independentemente do porte da empresa.

Pode-se dizer que o administrador financeiro tem três funções básicas para desenvolver dentro de uma empresa:

a) Planejamento, controle e análise de todo o fluxo financeiro da empresa;
b) Decisões de Investimento
c) Decisões de Financiamento

Na primeira função compreende-se que é da responsabilidade do Administrador Financeiro zelar para que haja fluxo financeiro suficiente para que a empresa possa realizar as suas atividades. Portanto, o planejamento, o controle e a análise de todos os recursos financeiros que

Relacionados