0831528000469

314 palavras 2 páginas
Sistemas de Informação

Introdução à Tecnologia da Informação
Prof. Marciano Alex Tagliani
Aluno: Régis Feldmann da Silva

04/07/12

Métodos e Técnicas de
Pesquisa
Prof. Suellen Spinello Sotille

Objetivos

Auxiliar o aluno no desenvolvimento de atitudes e habilidades de estudo, pesquisa e produção intelectual, tendo como base um conjunto de diretrizes teórico-metodológicas como subsídio para uma postura investigativa com vistas à construção do conhecimento acadêmico-científico. Objetivos Específicos


Diferenciar

os

tipos

de

conhecimento

(empírico,

científico, filosófico, teológico)
• Propiciar o entendimento de método como um conjunto de processos empregados na investigação científica, explicitando os principais métodos de pesquisa.
• Trabalhar com leitura, compreensão e produção de textos acadêmico-científicos de modo a propiciar a reflexão, a sistematização de ideias e a produção de conhecimentos.



Auxiliar no domínio de técnicas que facilitam o bom desempenho no processo de aprendizagem e de produção de trabalhos acadêmicos
(esquematização, resumos, fichamento, organização de citações e referências bibliográficas) • Reconhecer características particulares (estrutura, organização) de textos do universo acadêmico: resumo, resenha, ensaio, artigo científico, projeto de pesquisa, relatório de pesquisa e trabalho de conclusão de curso.

• Diferenciar os tipos de pesquisa científica e suas particularidades (pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa; pesquisa bibliográfica, experimental, descritiva, estudos exploratórios, explicativa)
• Capacitar o aluno para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos utilizando as técnicas de pesquisa e normas da
ABNT.

Bibliografia
DIEDRICH, Marlei M. Bê-a-bá da metodologia de trabalhos acadêmicos e científicos: uma orientação prática a alunos de graduação e de pósgraduação. Passo Fundo: IMED, 2007.
GUTH, Sergio

Relacionados