082571920795

843 palavras 4 páginas
Atividade I Entre as 7 (sete) questões abaixo, escolha 5 (cinco) para responder:

1) O que é Filosofia? Está é a questão central da Unidade I. Na busca da resposta à questão o texto faz uma distinção entre Filosofia e filosofar. Apresente essa distinção definindo o que é a Filosofia e explicando a atitude filosófica.
A palavra filosofia surgiu da junção de duas palavras gregas: philos e sofhia que significam “amor a sabedoria”. Através deste conceito, pode-se afirmar que filosofia é a busca pelo conhecimento, pelo saber. A filosofia é a ciência do questionamento, e filosofar é encontrar as respostas do que buscamos conhecer, é pensar sobre a realidade, que também podemos considerar uma atitude filosófica, pois este termo é conhecido como uma atitude crítica, no sentido de analisar de maneira racional os questionamentos da filosofia. Atitude filosófica é um comportamento, em que devemos defender uma opinião formada sobre o que pretendemos ter conhecimento.

2) Estamos no mundo e somos capazes de conhecer a realidade. Experimentamos várias formas de conhecer: o senso comum, o mito, a ciência, a filosofia. Estabeleça a diferença entre cada uma dessas formas de conhecimento enfatizando as especificidades do conhecimento filosófico.
Senso Comum: como o próprio termo sugere senso comum, é o conhecimento comum, espontâneo, que surge através da necessidade humana de compreender o cotidiano. É um saber que encontramos ao analisar o dia-a-dia, onde envolve tradições e costumes, por isso dizemos que o senso comum é o conhecimento passado de geração para geração. No mesmo, não é necessário ter uma comprovação científica, pois ele é gerado por opiniões de uma determinada pessoa ou grupo.
Ciência: Diferente do senso comum, a ciência é o conhecimento baseado em estudos ou na prática de experiências. A ciência procura entender como funciona determinadas situações através da análise de um assunto, com o intuito de tirar uma conclusão fundamentada em princípios

Relacionados