082438480809

310 palavras 2 páginas
O legado da filosofia grega para o ocidente
No século XVII: filósofo inglês Isaac Newton estabeleceu a lei da gravitação universal de todos os corpos da Natureza.
As leis geométricas do triângulo ou do círculo, conforme demonstraram os filósofos gregos, são universais e necessárias em todo o mundo.
A ideia de que o nosso pensamento é lógico ou segue leis lógicas de funcionamento.
A ideia de que a ação moral, a política, as técnicas e as artes dependem da vontade livre, da deliberação e da discussão, da nossa escolha passional (ou emocional) ou racional, de nossas preferências, segundo certos valores e padrões, que foram estabelecidos pelos próprios seres humanos e não por imposições misteriosas e incompreensíveis
A diferença entre o necessário e o contingente, pois ela nos permite evitar o fatalismo.
“tudo é necessário, temos que nos conformar e nos resignar ”
Mas também evitar a ilusão de que podemos tudo quanto quisermos, se alguma força extranatural ou sobrenatural nos ajudar, pois a Natureza segue leis necessárias que podemos conhecer e nem tudo é possível por mais que o queiramos.
A ideia de que as leis necessárias e universais da Natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento, isto é, não são conhecimentos misteriosos e secretos, que precisariam ser revelados por divindades, mas são conhecimentos que o pensamento humano, por sua própria força e capacidade, pode alcançar.

EXERCÍCIO PARA PROXIMA AULA (2,0 pontos):
ESCOLHER UM FILÓSOFO DE CADA ÉPOCA (FILOSOFIA MEDIEVAL, RENASCIMENTO FILOSÓFICO, IDADE MODERNA, FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA) E PESQUISAR UM FILÓSOFO ATUAL.
De cada filósofo falar todas as suas contribuições para a filosofia e para a Arquitetura.
Entregar na próxima aula.
Exercício Individual.
Evite cópias e filas. Leio um por um.

Relacionados