081654200604

1491 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: História: Metodologia do Ensino
PROFESSORAS: Hudson Siqueira Amaro, Vanda Fortuna Serafim
ACADÊMICOS (A):

Leia atentamente o trecho abaixo, extraído do primeiro texto do livro: História: Metodologia do Ensino. “Fala-se muito sobre os professores se valerem das diversas linguagens artísticas para otimizar o processo de ensino-aprendizagem, Inclusive para quebrar a hegemonia do livro didático como portador de uma verdade inquestionável, como forma de mostrar para os alunos que tudo que é produzido pelo do homem a respeito dos homens tem o caráter de documento, de fonte de informações sobre a história.” (AMARO.H.S. Introdução: linguagens, fontes e documentos no ensino de história, p.8-9.).

1) Quais são as linguagens referidas no texto que podem ser utilizadas para dinamizar as aulas de História? (Valor 2,5)

Os diferentes tipos de linguagens para o ensino de história se tornam cada dia mais necessários no atual contexto em que vivemos. De acordo com as Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica, e da Educação Pública do Estado do Paraná “as imagens, livros, jornais, histórias em quadrinhos, fotografias, pinturas, gravuras, museus, filmes, músicas, entre outros, são documentos que podem ser transformados em materiais didáticos de grande valia na constituição do conhecimento histórico” (PARANÁ, 2008, p.49).
Para produzirem a história das sociedades, os historiadores fazem uso de diferentes linguagens que possibilitam o questionamento e a investigação de outras fontes, superando assim, a idéia de que o conhecimento é algo pronto e acabado. Desta forma, explorar as várias linguagens se torna importante para oferecer alternativas ao processo de ensino aprendizagem de História. Neste sentido, compreendemos que a existência de outros

Relacionados