081176380442

1205 palavras 5 páginas
Síntese do texto "A Educação Escolar no Contexto das transformações da sociedade contemporânea"
Esta síntese foi construída em parceria com a aluna do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, na Universidade Federal de Itajubá, Cynthia Vieira Mendes.

A Educação Escolar no Contexto das transformações da sociedade contemporânea

Alguns autores afirmam que a revolução tecnológica é a responsável pelo desencadeamento das transformações econômicas, políticas, sociais e educacionais, porém, na realidade, tais transformações técnico-científicas são resultados de ações humanas para atender aos interesses econômicos de controle das capacidades produtivas da sociedade.
A revolução científica está fundamentada na criação e desenvolvimento da microeletrônica, da microbiologia e da energia termonuclear, que foram responsáveis por muitos avanços tecnológicos, contudo são causas de adversidades. Vejamos alguns exemplos a seguir:
- A energia termonuclear foi responsável pela conquista espacial e por avanços no campo de produções de energia, mas por outro lado, a sociedade vive ameaçada pelo risco de uma guerra nuclear e de suas consequências para o planeta.
- Os avanços na microbiologia são responsáveis pela produção de plantas e animais melhorados para o combate à fome, à produção de métodos contraceptivos (controle populacional), e o combate às doenças congênitas. Porém, falasse sobre o risco da clonagem, da produção de vírus e da guerra bacteriológica.
- Na revolução da microeletrônica, existem efeitos positivos para população no que diz respeito ao conforto doméstico, rapidez, automatização das atividades rotineiras aumentando assim o tempo para o lazer familiar.
A tecnologia moderna também é responsável por avanços no setor de produção agrícola e industrial, assim como, no setor de serviços com a informatização. Porém, a consequência da modernização na agricultura e na indústria está principalmente relacionada à redução de postos de trabalhos e no

Relacionados