080962350116

318 palavras 2 páginas
cidade

Nos dias atuais a definição de cidade está unida ao conceito de que é uma zona povoada densamente onde se juntam zonas de residências, comércios e indústrias em geral. Uma zona de população elevada e prevista de uma rede de edifícios designados a todos os fins (moradia, comércios, fábricas, etc.), que estão reunidos de forma aleatória ou não, e que servem para que uma cidade se desenvolva e seja autossuficiente.
Cada cidade tem sua própria identidade, seus habitantes tem um estilo de vida particular, suas infraestruturas foram desenhadas para que a vida na mesma torne-se o mais segura possível. Numa cidade prima a formação de setores industriais e se desenvolvem atividades econômica de todos os tipos, fazendo com que a cidade cresça e se desenvolva.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Urbano O espaço urbano se caracteriza pela aglomeração de pessoas, atividades e edificações, as cidades são sedes de municípios, independentemente do número de habitantes que possam ter. As cidades trazem consigo todas as transformações históricas, pois elas passam por vários momentos determinantes na arquitetura, na cultura, na composição paisagística etc.

As cidades podem variar de tamanho, de momento histórico, de formação urbana entre outros.

Há diversas causas para a Urbanização, entre elas a Industrialização, êxodo rural devido às precárias condições de vida no campo e atração exercida pelas cidades.
Consequências da Urbanização e Problemas Urbanos - Os principais efeitos são: o crescimento caótico das cidades e regiões metropolitanas;
- falta de infraestrutura adequada em termos de serviços (energia, água, saneamento, hospitais); transporte coletivo deficitário; problemas de moradia (favelas, cortiços, habitações ilegais, loteamentos clandestinos em áreas de mananciais); grande desigualdade social, desemprego e saturação de setores de trabalho.

Relacionados