080326440671

1047 palavras 5 páginas
Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus de Cornélio Procópio
Centro de Ciências Humanas e da Educação.
Curso de Pedagogia
Disciplina: Pressupostos Teóricos do Ensino Médio
Professora Dda :
Acadêmicas:
Série/turno: 4º Vespertino (B)
Neste texto Frigotto tem como objetivo um aprofundamento da compreensão do trabalho: na sua dimensão de criação do ser humano (ontocriativo) e as formas históricas que assume o trabalho nas sociedades de classe; o contexto atual da globalização, e o desemprego estrutural; e, por fim, qual a relação entre educação básica de nível médio e nível médio integrado com o mundo do trabalho e do emprego na produção.
Diferentemente dos animais, os seres humanos criam e recriam, pela ação consciente do trabalho, a sua própria existência. Kosik (1986), fala sobre a concepção ontológica ou ontocriativa do trabalho sendo um processo, que permeia todo o ser do homem e constitui a sua especificidade. Por isso não reduz à atividade laborativa ou emprego, mas à produção de todas as dimensões da vida humana.
O trabalho é constituído em direito e dever e engendra um princípio formativo ou educativo. O trabalho como princípio educativo, deriva do fato da nossa necessidade de sobrevivência, socializando o domínio não apenas teórico, mas também prático sobre o modo de como o saber se articula com o processo de produção. Com a evolução econômica, política e tecnológica das sociedades, as formas suas formas produção também mudam e com isso a sua relação com o trabalho e o trabalhador.
As relações de trabalho na sociedade capitalista nos apresentam a sociedade de classes. A minoria que detêm a propriedade privada do capital e a maioria que detêm a força de trabalho. A classe trabalhadora vende sua força de trabalho para a classe dominante, por um salário que mal dá conta de suprir suas necessidades básicas. Marx chama essa exploração de mais-valia, onde “os mamíferos de luxo” exploram e acham natural explorar outros seres humanos.
A

Relacionados