080105410361

375 palavras 2 páginas
IDOSO

Idosos (+ 65 anos) Um idoso é uma pessoa considerada como a terceira idade. A Organização Mundial de Saúde classifica as pessoas como idosos as que tem mais de 65 anos em países desenvolvidos e mais de 60 anos em países em desenvolvimento. As pessoas idosas têm habilidades regenerativas limitadas, mudanças físicas e emocionais que expõem a perigo a qualidade de vida dos idosos. Podendo levar à síndrome da fragilidade, conjunto de manifestações físicas e psicológicas de um idoso onde poderá desenvolver muitas doenças. O estudo a respeito do processo de envelhecimento é chamado de gerontologia, e o estudo das doenças que afetam as pessoas idosas é chamado de geriatria.
Manifestações Físicas Indivíduos idosos tendem a ter rugas, algumas manchas na pele, mudança da cor do cabelo para cinza ou branco ou, em alguns casos, diminuição da capacidade visual e auditiva, diminuição dos reflexos, perda de habilidades e funções neurológicas diminuídas, como raciocínio e memória, e podem desenvolver doenças como a incontinência urinária e o Mal de Alzheimer.
Influência da Alimentação nos Idosos - Em idosos há múltiplos fatores que contribuem para a má nutrição e temos vários, como:- dificuldade em engolir alimentos sólidos devido a doenças de garganta ou esófago;- perda ou diminuição da visão, do olfato ou do paladar;- problemas odontológicos como, por exemplo, falta de dentes, próteses velhas ou mal colocadas; doenças das gengiva; problemas como a depressão e a solidão.
Muitos idosos fazem pouca ou nenhuma atividade física e por isso alguns deles são obesos. Nos idosos uma dieta inadequada pode estar relacionada a inúmeras doenças, por exemplo a hipertensão arterial.
O nutricionista é capaz de fazer o paciente, enxergar quem ele é, aonde pode chegar. Se o nutricionista fizer com que o paciente perceba que ele entende com empatia o quanto é difícil a adaptação e a reeducação alimentar, mas mesmo assim mostra uma atitude motivadora á mudança de hábitos, fará

Relacionados