080.106.246-24

1163 palavras 5 páginas
Estudo sobre o Sistema Respiratório

1. Cite os componentes da porção de condução e da porção respiratória do sistema respiratório.

Porção de condução: Nariz externo; cavidade nasal; faringe; laringe; traquéia; brônquios.

Porção respiratória: Pulmões; Pleura

2. Dê as funções da cavidade nasal, faringe e laringe.

A cavidade nasal é divida em metades direita e esquerda pelo septo nasal, comunica-se com o meio externo através das narinas, também é dividida em duas porções: alfatória e respiratória. Cada cavidade apresenta três elevações sobrepostas chamadas de conchas nasais que são separadas por espaços denominados de meatos nasais. Todas estas estruturas são revestidas de mucosa que faz com que o ar se aqueça e se torne úmido para chegar às condições ideais aos pulmões.

A função da faringe é a circulação de alimentos e ar. Ao respirarmos o ar entra nas fossas nasais ou pelo orifício da boca passando pela faringe, encaminhando-se para traqueia e pelos brônquios até chegar aos pulmões. No caso dos alimentos, eles sempre entram pelo orifício da boca, seguindo até a faringe média, indo ao esôfago e seguem para o estômago.

A laringe é um órgão tubular que além de via aerífera é órgão da fonação, ou seja, da produção de som.

3. Cite o trajeto do ar inspirado.

O ar inspirado, rico em oxigênio, passa pelas vias respiratórias*, sendo filtrado, umedecido, aquecido e levado aos pulmões. No íntimo pulmonar o oxigênio do ar inspirado entra na circulação sanguínea e o dióxido de carbono do sangue venoso é liberado nos alvéolos para que seja eliminado com o ar expirado.

*Nariz: É o primeiro segmento por onde, de preferência, passa o ar durante a inspiração.
Faringe: Após a passagem pelo nariz, antes de atingir a laringe, o ar deve passar pela faringe, segmento que também serve de passagem para os alimentos.
Laringe: Normalmente permite apenas a passagem de ar. Durante a deglutição de algum alimento, uma pequena membrana (epiglote) obstrui a

Relacionados