08

Páginas: 2 (461 palavras) Publicado: 5 de maio de 2015

TEORIA DA BUROCRACIA

A partir da década de 1940, as críticas feitas à Teoria Clássica - pelo seu mecanicismo – e à Teoria das Relações Humanas - por seu romantismo ingênuo – revelaram a falta deuma teoria da organização sólida que servisse de orientação para o administrador.
Alguns estudiosos foram buscar nas obras de um economista e sociólogo já falecido, Max Weber, a inspiração para essanova teoria da organização. Surgiu assim, a Teoria da Burocracia na Administração.


Origens da Teoria da Burocracia

A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração por volta da década de 1940em função dos seguintes aspectos:

1. A fragilidade e a parcialidade das Teorias Clássicas e das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias, mas sem possibilitarem uma abordagem global eintegrada dos problemas organizacionais. Ambas revelam pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo.

2. A necessidade de ummodelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas deorganização humana, e principalmente às empresas.

3. O crescente tamanho e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais mais bem-definidos. Tanto a Teoria Clássica como a Teoria dasRelações Humanas mostraram-se insuficientes para responder à nova situação.

4. O ressurgimento da Sociologia da Burocracia a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, seu criador. Se tem ummodelo de organização, e as organizações não tardaram em tentar aplicá-lo na prática.

Vantagens da Burocracia

Weber viu inúmeras razões para explicar o avanço da burocracia sobre as outras formas deassociação. As vantagens da burocracia, para Weber, são:

Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização.

Precisão na definição do cargo pelo conhecimento dos deveres.

Rapidez nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 08
  • 08
  • 08
  • 08
  • 08
  • 08
  • 08
  • Semana 08 Atividade Avaliativa 08

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!