079330280728

330 palavras 2 páginas
Norma ABNT - NBR 8402
Execução de caracteres para escrita em representação gráfica.
Esta norma tem como objetivo estabelecer padrões para a escrita utilizadas em representação gráfica, sendo a legibilidade,uniformidade e adequação ao processo de reprodução, os principais requisitos exigidos para sua execução.
Há regras a serem observadas: os caracteres deverão ser escritos de forma clara e distintas entre si, evitando erro ou trocada forma ideal.
No processo de reprodução deve ser observada a distância entre caracteres, correspondendo no mínimo a duas vezes a largura da linha.
Obs.: Na hipótese de largura de linha diferente, prevalecerá a distância da linha mais larga.
Na execução de letras maiúsculas e minúsculas deve ser usada a mesma largura de linha, facilitando a escrita.
Por mais corretamente que se executem os traços de um desenho, seu aspecto muitas vezes é prejudicado pela incorreção das letras e algarismos.
A má execução das letras de um desenho denota sempre o pouco cuidado por parte de seu autor. A execução de caracteres, usada na representação gráfica é sempre feita de forma desenhada e não com caligrafia comum como a de uma escrita corrente.
A execução de caracteres correta, perfeitamente legível e bem desenhada constitui importante condição nas representações gráficas, para tanto é necessário treino e prática contínuos.
A forma e a proporção de cada letra precisam ser totalmente observadas, a fim de que a leitura se faça rápida e corretamente e a representação gráfica apresente melhor aspecto.
As letras e números usados em qualquer parte do desenho devem ser verticais ou inclinadas a 75º. Conforme mostramos a seguir, inclusive tamanho, espaçamento e forma de execução.
O tamanho do caracteres estão diretamente relacionada ao tamanho da folha.
Exemplo de caligrafia inclinada a 75º.

Relacionados