078896530736

684 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

MOREIRA, Ruy. A sociedade e Suas Formas de Espaço no Tempo. Pensar e ser em geografia: Ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico/ 1 ed., São Paulo: Contexto, 2010.

Ruy Moreira tem seu interesse de pesquisa, publicações e orientação concentrado no entrelacem das questões de teoria, método, epistemologia e ontologia da Geografia e sua aplicação à análise da geografia do Brasil, tomando esse combinado à luz do eixo homem-espaço-natureza enquanto base metabólica e sentido de geograficidade da estruturação geográfica das sociedades nos diferentes lugares e tempo. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor, e professor aposentado como associado 1 do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense.
O texto fala sobre o tempo e a sua forma do espaço. As formas espaciais são conhecidas mais as tensões genéticas estruturais dessas formas quase sempre ficam escondidas.
O autor fez nove espaços no tempo, o primeiro foi no tempo em que surgiu o fogo e a agricultura, que com isso fez com que o homem descobrisse muitas coisas, como, fazer preparar sua comida e fabricar armas para defender-se, a agricultura o homem consegue domesticar os animais e as plantas, no segundo espaço ele já fala do surgimento das cidades, que surge nos lugares de contato de meios desiguais, o desenvolvimento da cidade da uma nova vida aos meios de transporte e comunicação, ajudando toda a população. No terceiro surge o estado que traz propriedade e suas apropriações, e aparecem as propriedades que muda a sua forma de organização desse meio. No

Relacionados