077871380434

1066 palavras 5 páginas
Introdução.
O redutor de velocidade como o próprio nome diz tem como finalidade reduzir velocidade de rotação em eixos. Os redutores são utilizados em diversas áreas da industria, onde são acoplados em diversos tipos de equipamentos, exemplo disso são as caixas de cambio pois o cambio de um carro não deixa de ser um redutor de velocidade.
Tipos de redutores
Os redutores mais utilizados no mercado são os de engrenagens cilíndrica com dentes retos e eixos paralelos, engrenagem cilíndricas com dentes helicoidais e eixos paralelos e tipo coroa e rosca sem fim. Também existem os redutores chamados epicicloidais. Este tipo de redutor utiliza em sua configuração, engrenagens comuns de dentes retos e uma ou mais engrenagens de dentes internos. Os redutores epicicloidais são normalmente indicados quando se procura um sistema mais compacto e com capacidade para trabalhar com altas taxas de redução.
Redutores coaxiais são mais compactos e de construção sólida, são disponíveis com reduções duplas, triplas, quadruplas, e sêxtuplas, e contém engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais esses pares de engrenagem são acondicionados em carcaças de ferro fundido com parede interna que serve de reforço e ao mesmo tempo de mancal.

A diferença entre redutor e motoredutor é bem visível, pois logo se nota que o redutor de velocidade tem em sua entrada um eixo maciço chavetado.
Devido ao fato do redutor de velocidade ter em sua entrada um eixo maciço isso faz com que possa se obter uma gama a mais de diferentes tipos de reduções sendo feito através de meio mecânico com jogos de polias ou engrenagens e contudo podendo aumentar seu torque de saída.
Um ponto negativo do redutor simples de velocidade é a segurança pois muitas vezes o eixo motor e redutor ficam expostos podendo causar acidentes gravíssimos.
O ponto positivo do redutor simples de velocidade é que fazer uma jogada mecânica para se conseguir outra velocidade é com certeza mais barato do que a utilização de um inversor

Relacionados