077120030655

3322 palavras 14 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

DIFICULDADES E PROBLEMAS
DE APRENDIZAGEM – 50h

UNIDADE 1

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. De acordo com as leituras realizadas e em outras fontes de pesquisa, como você definiria dificuldades de aprendizagem?
As dificuldades de aprendizagem ocorrem devido a várias razões. Uma delas é que a criança apresenta alguma dificuldade cognitiva particular que faz com que seu aprendizado se torne mais difícil do que o normal. Deste modo a criança recebe adequadamente as informações do meio externo (visuais, auditivas e cinestésicas), porém há uma falha na integração, processamento e armazenamento dessas informações seja pela escrita, leitura ou cálculo.

2. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.
Através da avaliação e intervenção por parte da escola e da família. Para que a avaliação seja confiável e válida, esta deve ser feita por um profissional que deve estar ciente das variáveis que podem influenciar no desempenho de uma criança em determinada tarefa. Baseando-se nos resultados desta avaliação, desenvolve-se um programa de intervenção para ser usado. Alguns sintomas podem ajudar os profissionais da escola a perceberem os sinais de dificuldade de aprendizagem, persistentes problemas na área da linguagem, aquisição lenta de vocabulário, restrito interesse em ouvir história, problemas com a memória, atenção, dificuldade de concentração, problemas com a motricidade etc.

3. Quais fatores influenciam as dificuldades de aprendizagem?
Apesar das dificuldades de aprendizagem terem uma base biológica, o ambiente influencia muito no progresso educacional de uma criança. A desnutrição e a exposição a substâncias químicas tóxicas também causam danos cerebrais, levando a problemas de aprendizagem. Eventos que causam

Relacionados