077120030655

Páginas: 14 (3322 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS
Curso de Pedagogia




MÓDULO:

DIFICULDADES E PROBLEMAS
DE APRENDIZAGEM – 50h






UNIDADE 1

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM


 Questões obrigatórias para o dossiê

1. De acordo com as leituras realizadas e em outras fontes de pesquisa, como vocêdefiniria dificuldades de aprendizagem?
As dificuldades de aprendizagem ocorrem devido a várias razões. Uma delas é que a criança apresenta alguma dificuldade cognitiva particular que faz com que seu aprendizado se torne mais difícil do que o normal. Deste modo a criança recebe adequadamente as informações do meio externo (visuais, auditivas e cinestésicas), porém há uma falha na integração,processamento e armazenamento dessas informações seja pela escrita, leitura ou cálculo.

2. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.
Através da avaliação e intervenção por parte da escola e da família. Para que a avaliação seja confiável e válida, esta deve ser feita por um profissional que deve estar ciente das variáveis que podem influenciar no desempenho de umacriança em determinada tarefa. Baseando-se nos resultados desta avaliação, desenvolve-se um programa de intervenção para ser usado. Alguns sintomas podem ajudar os profissionais da escola a perceberem os sinais de dificuldade de aprendizagem, persistentes problemas na área da linguagem, aquisição lenta de vocabulário, restrito interesse em ouvir história, problemas com a memória, atenção, dificuldade deconcentração, problemas com a motricidade etc.

3. Quais fatores influenciam as dificuldades de aprendizagem?
Apesar das dificuldades de aprendizagem terem uma base biológica, o ambiente influencia muito no progresso educacional de uma criança. A desnutrição e a exposição a substâncias químicas tóxicas também causam danos cerebrais, levando a problemas de aprendizagem. Eventos que causamprivação de oxigênio também causam danos cerebrais irreversíveis, como complicações no parto, sufocação, afogamento, inalação de fumaça. Podem ocorrer lesões cerebrais antes do parto, como é o caso de na gravidez ocorrer diabete, doença renal e sarampo. A exposição do feto a drogas e álcool, a carência afetiva, ambientes repressivos, privações lúdicas e psicomotoras, métodos de ensino inadequados etc.4. Que tipo de apoio por parte da escola e da família uma criança com dificuldades de aprendizagem precisa ter?
Um aluno com dificuldades de aprendizagem precisa de encorajamento por parte da escola e da família, atitudes que façam com que essa criança possa desenvolver suas potencialidades. Ajudar a criança a ter confiança em si mesmo, tanto família como escola devem aprender que pessoasaprendem de diferentes modos e em tempos desiguais, professores e familiares tem grande responsabilidade pois devem detectar o problema e saber como intervir, estimulando a criança a aprender com seus erros.

5. Faça uma síntese sobre cada tipo de dificuldade de aprendizagem.
A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmosatentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Disgrafia: normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras, consequentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização aoproduzir um texto.
- Discalculia: é a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas. Esse problema é um dos mais sérios, porém ainda pouco conhecido.
- Dislalia: é a dificuldade na emissão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!