0768015406-39

2072 palavras 9 páginas
PONDERAÇÃO DE PRINCIPIOS

Eliezer Domingues de Oliveira1,Alencar Margraf2

Àrea de concentração: Direito
Grupo de trabalho: a efetividade do processo à luz dos direitos fundamentais e da hermenêutica jurídica.
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo, mostrar como se vive os membros das comunidades quilombola, do Paraná, especificamente em Curiúva, que é a região de estudo, e dessa forma tentar procurar explicação do porque da situação dos negros hoje em dia, o porquê que eles não estão melhores, sendo eles os pioneiros nessas terras do Paraná. Palavra chave: democracia minoritária, problemática política para esse grupo.

ABSTRACT
This work aims to show how members of the Quilombo communities, Paraná one lives, specifically in Curiuva, which is the study area, and thus try to seek explanation of why the situation of blacks today, why they are not better, they are the pioneers in these lands of Paraná.
Keywords: Minority democracy, political problematic for this group.

1. INTRODUÇÃO
Nesses dias em que vivemos as pessoas pensam mais em si do que nos semelhantes, e isso se pode ver nos povos quilombolas em algumas regiões do Brasil, principalmente no nosso estado o Paraná, que mesmo não tendo um reforma agrária digna para esse povo, ainda estão bem, porque alguns ainda possuem as suas terras e plantam nelas transformando assim de meros escravos como os antigos, para serem donos de si.
Isso é uma necessidade de nosso povo, ser dono de si, tanto os brancos como para com os negros, infelizmente a problemática política atual não nos favorece.

2. METODOLOGIA
Para a presente pesquisa utilizou- se o método dedutivo consubstanciado em doutrinas, artigos e periódicos eletrônicos, alem de pesquisa de campo. Utilizar- se - à da mesma maneira o método funcionalista para apresentar que os debates principiológicos realizados pelos operadores do Direito no Brasil, fragilizam e dificultam o alcance de uma decisão mais justa e coerente com o sistema jurídico

Relacionados