076207460639

1209 palavras 5 páginas
A historia do filme se passa no final do seculo 19, e narra sobre a exploração do trabalho operario na cidade de turim, italia. os operarios trabalhavam por 14 horas diarias com pessimas condições, e sem descanso remunerado, nenhum direito trabalhista era assegurado.
A partir da decisão dos operarios de questionar suas condições junto ao "Engenheiro" da fabrica e a chegada de um professor que os orientavam, os operarios realizavam assembleias para decidir de qu emaneira lutariam de modo organizado por seus direitos.
Surgem então os sindicatos dos operarios, e a tardia porém válida tomada de conciencia da importancia da organização social e da luta sindical por seus direitos.
O filme possui um conteudo histórico sobre as revoluções trabalhistas que ocorreram nas fabricas de toda europa, após a revolução industrial, além da crítica tratada pelo autor.
O capitulo XVI, assim como o filme é narrado durante um período histórico muito importante, quando o assunto é a grande transformação de uma sociedade a Revolução Industrial, período onde o comércio era ativo e próspero e de produção em larga escala.
Porém essa evolução a indústria , o constante crescimento do capitalismo , a crescente demanda de mercadorias , gerou uma concentração de pessoas nas cidades, e não representou melhoramentos na situação da classe trabalhadora mas sim o agravamento de sua condição de pobreza.
Operários trabalhavam o dia todo duramente e a noite voltavam para a miséria de seus lares , por outro lado enquanto o crescente números de miseráveis somente aumentava , aqueles que nunca careceram do labor, colhiam os frutos dessa nova modalidade de processo de fabricação de criavam leis que somente a eles beneficiaram.
Esse tipo de divisão social não era novo, porém a chegadas da máquinas acentuou essa situação pois as cidades não estavam preparadas para receber grandes aglomerações de pessoas, imigrantes , artesões que como reflexo da industrialização se encontravam em estado de estrema

Relacionados