073864200302

1485 palavras 6 páginas
A Teoria da Contingência
RESUMO
A importante finalidade deste ensaio é confirmar as principais características da Teoria da Contingência. Sua principal característica é o estudo das teorias das organizações, onde pesquisadores analisam três aspectos principais, que são as organizações.
Quanto a sua forma de estrutura organizacional, o ambiente externo e interno de uma organização, o mercado, em que esta inserida, a tecnologia dividiu em três grupos que são: a tecnologia de produto unitária ou oficina, produto em massa e produção contínua. Percebemos que no final da pesquisa os pesquisadores concluíram que não existe uma única maneira de estruturar uma organização e que as organizações precisam cada vez se ajustar as condições ambientais de acordo com as suas necessidades internas e externas.
INTRODUÇÃO
A Teoria da Contingência enfatiza o mais recente estudo integrando na teoria da Administração; Além de considerar as diversas teorias anteriores, consegue coordenar os princípios básicos da administração como: as pessoas, as tarefas, as estruturas, a tecnologia e o ambiente.
Segundo Chiavenato (1997) a palavra contingência significa algo duvidoso ou eventual, que pode suceder ou não. A abordagem contingencial salienta que não se atinge os objetivos de forma eficaz seguindo um único modelo ou diretriz, ou forma pré-estabelecida para todas as circunstancias, mas sim através de diversas variáveis internas e externas.
Tudo é composto de variáveis sejam situacionais, circunstanciais, ambientais, tecnologias, econômicas; enfim diferem de diferentes graus de variação. Ela enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações que é um sistema aberto.
A tecnologia provavelmente será um fator para a terceira revolução industrial, aliada ao ambiente e a forma como as organizações e a própria administração saberão utilizar e adaptar estes dois importantes fatores face globalização de todos

Relacionados