073593570655

59920 palavras 240 páginas
O Jeitinho Brasileiro – A arte de ser mais igual do que os outros. (Texto 03) Lívia Barbosa – Resumo e comentários de Marcelo Loyola Fraga
O que é o jeitinho
O jeitinho é sempre uma forma especial de se resolver algum problema ou situação difícil ou proibida; ou uma solução criativa para alguma urgência, seja sob a forma de burla a alguma regra ou norma preestabelecida, seja sob a forma de conciliação, esperteza ou habilidade. O jeitinho demais pode levar à corrupção. O que caracteriza a passagem de uma categoria para outra é muito mais o contexto em que a situação ocorre e o tipo de relação existente entre as pessoas envolvidas do que, propriamente, uma natureza peculiar a cada uma. Por exemplo, o favor é uma situação que, para a maioria das pessoas, implica reciprocidade direta. Quem recebe um favor fica “devedor de que o fez” e se sente “obrigado” a retribuí-lo na primeira oportunidade. Essa noção de reciprocidade é tão forte que, muitas vezes, a pessoa que faz o favor procura evitar quem o recebeu para que não se julgue “obrigada” ou “constrangida”. Os argumentos a favor da prática do jeitinho são normalmente “todo mundo faz, não vou ficar de fora”, “uso o jeitinho forçado pelas circunstâncias” etc.
Os idiomas do jeitinho
O jeito é um elemento “universalmente” conhecido na sociedade brasileira. Além disso, em termos de representação simbólica, é “utilizado” indistintamente por todos os segmentos sociais e depende, portanto, para concessão e sucesso, de fatores que não fazem parte da identidade social de cada um. Um dos fatores que mais mobilizam as pessoas para darem um jeitinho para alguém é ser simpático. Outro aspecto que pode ser mencionado é status, a maneira de se vestir e dinheiro. Embora todas as pessoas reconheçam que esses fatores influem, nunca chegam a ser apontados como elementos decisivos. São importantes sim, mas até certo ponto, e podem ser utilizados contras as pessoas, caso elas manipulem essas categorias de forma autoritária.

Relacionados