072350441104

719 palavras 3 páginas
OBJETIVO
A realização deste experimento, Teste de Chama, teve como objetivo a observação da cor da chama obtida pelo aquecimento de soluções ácidas (ou sais sólidos) de sulfato de cobre, cloreto de sódio, cloreto de Potássio, cloreto de Cálcio, com as mudanças de níveis energéticos do átomo.

INTRODUÇÃO
O teste de chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em Química para determinar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.
O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras geralmente são manuseadas com um bastão de vidro previamente limpo com água destilada para retirar resíduos de analitos anteriores.

1. MATERIAIS UTILIZADOS
Para a realização dos experimentos, tivemos que utilizar os seguintes materiais:
1. Pisseta com água destilada (Figura 01)
2. Bastão de vidro (Figura 02)
3. Cloreto de Sódio (Figura 03)
4. Cloreto de Potássio (Figura 04)
5. Cloreto de Calcio (Figura 05)
6. Sulfato de Cobre (Figura 06)
7. Bico de Bunsen (Figura 08)

2. MÉTODOS UTILIZADOS
O Teste da Chama é um importante método de identificação, principalmente de cátions metálicos, utilizado na análise química. Neste esperimento, ocorrem as interações atômicas através dos níveis e subníveis de energia quantizada. Quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor. Um exemplo é o aquecimento de metais nas indústrias metalúrgicas, quando eles emitem uma cor vermelha intensa.
Para entendermos por que isso ocorre, relembremos rapidamente do que se trata o modelo atômico de Rutherford-Böhr:
Segundo Böhr, o átomo teria uma eletrosfera composta de camadas energéticas (ou níveis de energia), que conteriam apenas os elétrons que tivessem a energia respectiva de cada nível. Isso significa que só seriam permitidas

Relacionados