072252211198

2769 palavras 12 páginas
Soluções emergentes

Com as mudanças, as organizações tentaram acompanhá-la. No final da era Neoclássica surgiram abordagens inovadoras de mudanças organizacionais, Como: melhoria contínua, qualidade total, reengenharia, benchmarking e outras.

Melhoria contínua: Tem seu inicio com a Teoria da Matemática, seus primeiros trabalhos foram o controle estatístico de qualidade. Todos os processos de mudança para ter sucesso têm que começar de baixo para cima.
A melhoria continua é uma técnica de mudança organizacional como base nas atividades em grupo. Trata-se da participativa das pessoas para obter um produto de qualidade.
A filosofia que se aplica a ela deriva do Kaizen (“Kai” significa “mudança” e “zen” significa “bom”). O Kaizen é um processo de gestão e cultura de negócios que se aprimora continuamente por meio do envolvimento e comprometimento de todos os membros da organização, no que se faz e como são feitos. Sua filosofia é que se deve sempre fazer o melhor, usando técnicas diferentes adquirindo assim resultados específicos. As melhorias não precisam ser grandes mais devem ser continuas e constantes que é baseada na maneira de pensar e agir.

Qualidade total: Se resulta da melhoria continua. São usados vários dialetos para o seu significado de “qualidade” que se resulta sempre na eficácia do atendimento das exigências dos clientes. Nas organizações existem: Clientes e Fornecedores, cada empregado é cliente do anterior porque recebe suas entradas e um fornecedor para o próximo, pois entrega suas saídas que forma o núcleo da qualidade total.
A qualidade total se estende a todas as organizações para obter a excelência em qualidade. A melhoria continua e qualidade total seguem algumas etapas em comum, como:
- Escolha de área de melhoria
- Definição de trabalho em equipe
- Estudo da melhoria e outras
O gerenciamento da qualidade total é responsabilidade de todos das organizações. Dando poder de autoridade também aos pequenos funcionários envolvidos

Relacionados