072192011199

2085 palavras 9 páginas
O evangelho integral do reino

Por Bryant Myers1

De vez em quando é bom perguntar: O que é o Evangelho? Claro que não precisamos fazer essa pergunta como quem tem dúvida – o Evangelho não muda. Mas o problema é que nós mudamos e com o tempo pode mudar também a nossa maneira de entendermos a Bíblia. Talvez por isso Jesus vivia a nos lembrar que temos um problema de vista e de ouvido. Então acho que vale a pena perguntar: o que entendemos por Evangelho?

Quem acredita no quê?

Para muitos, a resposta chega bem rápida: Evangelho significa perdão de pecados, a vinda, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo para que tenham vida eterna os que disseram "sim" à proposta dele.

Para outros, ligados às tradições principais, a resposta é: Jesus e seu reino. Menos interessados na historicidade de Cristo, esses irmãos costumam dizer que Jesus veio estabelecer um tipo diferente de ordem social caracterizada por justiça, paz e reconciliação.

Existem também os da tradição pentecostal e carismática. Para estes a resposta é ainda mais diferente: Jesus veio para que conhecêssemos Cristo e seu poder em nossa vida cotidiana. Não precisamos mais ser escravos de nossos temores, de nossos vícios, de nosso íntimo sofrimento.

Qual o problema?

Ron Sider insiste em afirmar que, se realmente desejamos uma compreensão bíblica do Evangelho, nossa definição precisa refletir o tipo de coisas que Jesus tinha em vista quando falava acerca do Evangelho. Ron observa que "Jesus, praticamente todas as vezes em que falou do Evangelho, também referiu-se ao Reino de Deus."

O Reino de Deus foi o assunto do primeiro sermão de Cristo (Marcos 1:14) a única coisa que Jesus chamava de evangelho (Mateus 4:23) e o tema por ele enfocado quando ministrou aos seus discípulos nos seus últimos quarenta dias sobre a Terra (Atos 1:3).

Jesus dizia que no Reino reside a chave da compreensão de seu ensinamento (Lucas 8:10). No Sermão da Montanha, ele afirma que o Reino de Deus é a primeira

Relacionados