070250891180

1320 palavras 6 páginas
Introdução
Aa se tratar da teoria final da administração , abordam-se as teorias administrativas que são ,em seu ,conjunto, um compêndio de normas principais que se complementam , para levar a ciência administrativa ao dia-a-dia das pessoas e das organizações como um todo , no intuito de gerar desenvolvimento ,com máximo eficácia e eficiência , gerando produtividade e lucro.
As teorias administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX ,quando , após o advento e consequências da revolução industrial , era necessário começar a se produzir em larga escala ,principalmnete nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.
Antes desse período ,as industrias produziam artesanalmente ,suas formas de produção eram rudimentares e adotavam normas próprias normas de acordo com as necessidades , independentes do lugar ou época em que estivesse inseridas.
A administração como ciência é ralativamente recente porque os estudos mas profundos e que realmente mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos ,datam do final do século XIX e início do século XX ,quando trouxeram importância e reconhecimento desta ciência ás demais , porque houve verificação prática de que o desenvolvimento social e econômico passava pelas organizações ,que , conforme fossem administradas ,trariam progresso onde estivesse situadas.
Portanto , ao se tomar conhecimento da necessidade que atualmente se faz do estudo mais profundo da ciência administrativa , e da relevância dada ao mesmo ,pode-se considerar que , no contexto social ,econômico e político no qual se vive não há um único lugar no planeta que não demande ser administrado .Sem os critérios adotados atualmente pela administração ,dificilmente uma organização sobrevive . É necessário o exercício de planejar , organizar , liderar , executar e controlar .
As funções básicas são essencias para o administrador , como condição

Relacionados