07 Caatinga Cap02 Abelhas

14492 palavras 58 páginas
2. Abelhas da Caatinga

2
ABELHAS DA CAATINGA:
BIOGEOGRAFIA, ECOLOGIA E
CONSERVAÇÃO
Fernando César Vieira Zanella & Celso Feitosa Martins

Introdução
A Caatinga, provavelmente devido à sua característica semiárida e relativa pobreza de espécies, é o ecossistema brasileiro mais negligenciado quanto à conservação de sua biodiversidade.
Entretanto, o conhecimento de sua fauna e flora, apesar de ainda incipiente, será extremamente importante, justamente para o manejo de ambientes em processo de desertificação, cada vez mais comuns nas paisagens do planeta. Os estudos sobre a fauna de abelhas da Caatinga têm revelado idiossincrasias, como espécies endêmicas e interações específicas com sua flora, além de informações relevantes para o conhecimento biogeográfico da fauna de abelhas Neotropical. Todavia, o conhecimento dos aspectos faunísticos, ecológicos, comportamentais e filogeográficos das espécies de abelhas deste ambiente são ainda muito fragmentados e, devido à enorme pressão antrópica sofrida pela
Caatinga, é urgente estudar e conhecer suas particularidades e potencialidades, além de preservar as poucas áreas remanescentes de sua cobertura original.
O Brasil apresenta uma grande diversidade de abelhas, com um número estimado de 3.000 espécies (Pedro & Camargo 1999).
75

F. C. V. Zanella & C. F. Martins

Apesar disso, quando se fala sobre abelhas, a referência, para a maioria das pessoas, é a abelha africanizada, um híbrido de variedades européias e africana, introduzidas no Brasil a partir de 1839 e em 1956, respectivamente (ver Nogueira-Neto 1972).
O presente texto tem, assim, o objetivo de apresentar uma síntese do conhecimento atual sobre a biogeografia e ecologia das espécies de abelhas que ocorrem na Caatinga, ressaltando-se a sua diversidade e os aspectos que tenham implicações para as práticas conservacionistas e que possam ajudar as pessoas a reconhecer o valor de sua preservação.
Composição e riqueza de espécies
Para analisar a composição e riqueza de

Relacionados