069970931392

1027 palavras 5 páginas
1 DESENVOLVIMENTO

A “A Geradora” é uma empresa que trabalha locando equipamentos principalmente geradores, dispositivo utilizado para transformar energia mecânica, química ou outros tipos de energia em energia elétrica.
Os tipos de geradores que convertem energia mecânica em elétrica são os geradores mais co-muns e com maior capacidade de criação de energia fazem isso principalmente através de magnetismo. É o caso dos geradores encontrados em usinas hidroelétricas, termoelétricas e termonucleares. Dentre eles os principais são:

 Geradores síncronos:
Os geradores síncronos recebem esse nome por operarem em velocidade de rotação constante sincronizada com a frequência da tensão eléctrica alternada aplicada aos terminais dela, ou seja a uma sincronia entre o campo do estator (Parte fixa da máqui-na, montada em volta do rotor de forma que o mesmo possa girar no seu interior) e o rotor (parte girante da máquina).
São geradores capazes de converter energia mecânica em elétrica quando operam como gerador e energia elétrica em mecânica quando operam como motor.
Esse tipo de gerador é utilizado na maior parte das centrais hidrelétricas e termelétri-cas.
 Geradores Assíncrono:
É composto basicamente de duas partes: Estator e Rotor. O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro. O estator constitui a parte fixa e o rotor a parte móvel.
• Existem dois tipos de geradores assíncronos: Gerador de Indução Gaiola de esquilo, no qual o rotor é composto de barras de material condutor que se localizam em volta do conjunto de chapas do rotor, curto-circuitadas por anéis metálicos nas extremida-des.
• Gerador de Indução com rotor Bobinado: No qual o rotor é composto de enrolamentos distribuídos em torno do conjunto de chapas do rotor.
 Gerador de Corrente Continua:
É uma máquina capaz de converter energia mecânica em energia elétrica
A energia elétrica utilizada hoje em dia na distribuição e transporte da mesma é a cor-rente alternada, porém os motores

Relacionados