06995288955

1066 palavras 5 páginas
ALUNA: AMANDA GABRIELLY KRAMA DE MATOS TURMA: Y

1. Quais e como são as camadas da parede do tubo digestivo e quais são, o que regulam e aonde estão localizados os plexos do SNE?
R: A parede do tubo digestivo tem duas superficies: a mucosa, que é direcionada ao lumen, e a serosa, para o sangue.
As camadas dessas paredes são: Mucosa, que consiste em uma camada de célula epitelial, na lamina própria e na muscular da mucosa. As celulas epiteliais são especializadas para para executar funções absorvitiva e secretora. A lamina própria consiste principalmente em tecidos conjuntivo, mas inclui, também, vasos linfaticos e sanguineos. A muscular da mucosa consiste em células musculares lisas; a contração dessa camada altera o formato e a área de superficie da camada de celulas epiteliais.
Abaixo da camada mucosa, está a submucosa, que consiste em colageno e, elastina, glândulas e vasos sanguineos do tubo digestivo. Depois vem as camadas de musculo circular e longitudinal, que da a motilidade desse sistema, irterpostas entre a submucosa e a serosa. Dois plexos, o mucoso está situado entre a submucosa e o musculo circular. O plexo submioentérico fica entre os musculos circular e longitudinal.
O tubo digestivo é regulado, em parte, pelo sistema nervoso autonomo que tem componentes extriseco e intriseco, O componente extrinseco é a inverção simpática e parassimpatica do sistema. O componente intriseco é chamado de sistema nervoso enterico o que se comunica extensivamente com o sistema nervoso simpatico e parasimpatico.

2. Quais as funções principais da saliva, do ácido clorídrico (HCl), do fator intrínseco do estômago e do bicarbonato (HCO3-) pancreático?
R: Funções: solubilização do alimento, digestão prévia do amido, e a lubrificação dos alimentos para ingerido com o muco, para ajudar seu movimento pelo estomago.
O sistema nervoso enterico ou intíseco pode controlar todas as funções do tubo digestivo, mesmo

Relacionados