069608630760

9873 palavras 40 páginas
RESUMO

A educação da criança assume um caráter global no sentido de que atribui a todas as instituições principalmente no que condiz a escola e a família parcelas essenciais na responsabilidade e de parceria no processo de formação infantil. A grande contradição se dá pelo fato de que no imaginário escolar e familiar, as expectativas em relação à educação não são cumpridas entre uma e outra, o que gera um diálogo árduo e não raras vezes, mutuamente sem retorno. Mesmo assim tais instituições precisam assumir as responsabilidades que lhes cabe, no sentido de garantir que a aprendizagem aconteça numa educação voltada para o exercício ético da democracia e da cidadania. O presente artigo pretende investigar, junto à teoria, qual é o papel da família e escola no desempenho escolar das crianças e a importância da presença da família dentro da escola como participante direta do processo educacional. Portanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando fundamentação teórica para a concretização do objetivo almejado. O presente artigo também busca elaborar uma rotina a fim de unificar as duas frentes – escola/família realizando um planejamento anual de atividades que as envolvem. Para isto, deve-se considerar o planejamento das reuniões escolares a fim de que não sejam somente “informativas”, mas interativas e dinâmicas.

Palavras-chave: Educação infantil, família na escola.

ABSTRACT

1. TEMA DA PESQUISA

Família na escola na busca por uma educação melhor

O conceito de família, ou a compreensão do que seja esse grupo social, vem passando por mudanças ao longo do tempo, consequência de alterações nos padrões de comportamento, do ritmo imposto pela vida moderna, de um novo olhar sobre o papel da mulher na sociedade.
No início da colonização, família era entendida como uma instituição estabelecida pelos laços sanguíneos, originada no casamento. Em seu regime interno, destacava-se a figura patriarcal, ou seja, tinham o pai como

Relacionados