068703331333

306 palavras 2 páginas
O homem dividido entre o desejo de aproveitar a vida e o de garantir um lugar no céu.
Conflito existencial gerado pelo dilema do homem dividido entre o prazer pagão e a fé religiosa.
Antropocentrismo x Teocentrismo (homem X Deus, carne X espírito).
Detalhismo e rebuscamento- a extravagância e o exagero nos detalhes.
Contradição- é a arte do contraditório, onde é comum a idéia de opostos: bem X mal, pecado X perdão, homem X Deus.
Linguagem rebuscada e trabalhada ao extremo, usando muitos recursos estilísticos e figuras de linguagem e sintaxe, hipérboles, metáforas, antíteses e paradoxos, para melhor expressarem a comparação entre o prazer passageiro da vida e a vida eterna.
Regido por duas filosofias: Cultismo e Conceptismo. Cultismo é o jogo de palavras, o uso culto da língua, predominando inversões sintáticas. Conceptismo são os jogos de raciocínio e de retórica que visavam melhor explicar o conflito dos opostos.
Religiosidade
A religiosidade barroca, faz uma relação entre sexo e pecado onde a cabeça é o símbolo do espirito e da mente,já os corpos sem cabeça siginificariam o pecado: onde os corpos seriam jogados ao inferno para a prática de sexo;está é a ssociação que se faz entre sexo e pecado. A expressão dos anjinhos no barroco é de infelicidade ,sofrida e retorcida.Tendo assim ,a visão de mundo onde o destino do homem é como sofredor,sofrimento passageiro e frágil na terra.

Dualismo, Bipolaridade ou Fusionismo: É a coexistência de valores opostos, conseqüência, talvez, do conflito de mentalidades existentes na cultura do século XVII na Ibéria. Os textos contrapõem realidades antagônicas: Deus X Diabo, Matéria X Espírito, Bem X Mal. Duas figuras refletem com frequência essa dualidade: A Antítese e o Paradoxo.

Relacionados