0683.2643.0728

1964 palavras 8 páginas
Curso: Serviço Social

ANÁLISE DO FILME TROPA DE ELITE
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
Cultura é o conjunto de características humanas que são adquiridas, preservadas ou aprimoradas por meio da comunicação e da integração dos indivíduos na sociedade. Dentro desta cultura os indivíduos têm a capacidade de responder ao meio em que vivem de acordo com a mudança de hábitos que lhes são impostas no dia a dia.
As manifestações culturais apresentadas no filme Tropa de Elite são Violência, Injustiça, Discriminação e Corrupção principalmente da polícia que nos mostra o quanto o Estado se desorganizou, enquanto o crime se tornou organizado.
Todo este contexto está na contra mão de uma cultura que deveria ser de direito de todos os cidadãos em um Estado democrático que garanta entre tantos direitos civis o direito de ir vir, de expressão, o direito a educação, saúde e a proteção com foco nas políticas de segurança pública, mas o que vemos no filme é totalmente o contrário onde o cenário principal que é a favela acontece à inversão total de valores e direitos. Com isso a cultura da violência e insegurança aumenta cada vez mais, pois a polícia deveria nos proporcionar segurança, mas infelizmente não é isso que acontece, por que no filme vemos que ela corrompe e é corrompida, pune por lei própria, mata, isto é, dita suas próprias regras e faz prevalecer à cultura da violência.
VIOLÊNCIA E CORRUPÇÃO POLICIAL
O filme tem sido alvo de várias análises, aliás, como alguns filmes brasileiros que procuram retratar o cotidiano popular enfocando determinados problemas sociais.
No filme Tropa de Elite, o que chama a atenção é a reação do público durante o tempo em que a história transcorre. Há certa empatia do público, principalmente quando o personagem do ator Wagner Moura, aliás, de um convencimento que causa perplexidade, o Capitão Nascimento, usa de métodos condenáveis para conseguir suas informações. Neste aspecto, chama atenção quanto à ideia de segurança pública no que se

Relacionados