067906311112

1443 palavras 6 páginas
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR – SECTEC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – CECEN
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA - DHG
CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA E BACHARELADO

GEOMORFOLOGIA
PROF.DR.JOSÉ FERNANDO
JEAN CARLOS LOUZEIRO DOS SANTOS

SÃO LUÍS – MA
2012
Universidade Estadual do Maranhão.
São Luís, 20 de outubro de 2012.
Aluno: Jean Carlos Louzeiro dos Santos.
Atividade de Geomorfologia
Resenha do texto “Análise do relevo aplicada ao planejamento ambiental”

A Geomorfologia analisa as formas de relevo focalizando suas características morfológicas, materiais componentes, processos atuantes e fatores controlantes, bem como a dinâmica evolutiva. Compreende os estudos voltados para os aspectos morfológicos da topografia e da dinâmica responsável pelo funcionamento e pela esculturação das paisagens topográficas (CHRISTOFOLETTI, 1995).

O conhecimento geomorfológico tem buscado respostas para questões que possam explicar como processos se articulam entre-si; como evoluem os conjuntos de relevo; qual o significado do relevo no contexto ambiental; como interferir ou controlar o funcionamento dos processos geomorfológicos; como conviver com os processos catastróficos; como projetar (no espaço e no tempo) o comportamento dos processos e as formas de relevo resultantes (MARQUES, 1995).

Embora numa grandeza espacial-regional a paisagem topográfica pareça imutável, entretanto, numa escala local e ou pontual, pode apresentar modificações sensíveis no transcurso de décadas e ou mesmo de anos. Processos, tais como deslizamentos, voçorocamentos, carreamento de detritos das vertentes ou assoreamentos, são geralmente interpretados como indicadores de modificações ou, até mesmo, como desequilíbrios na na paisagem (CHRISTOFOLETTI,1995). Reconhecemos tais processos como morfodinâmicas.

Embora problemas e desastres ambientais tenham sempre

Relacionados