067788999000

382 palavras 2 páginas
Financiamento

Financiamento é uma operação financeira em que a parte financiadora, em geral uma instituição financeira, fornece recursos para outra parte que está sendo financiada, de modo que esta possa executar algum investimento específico previamente acordado. Ao contrário do empréstimo, os recursos do financiamento precisam necessariamente ser investidos do modo acordado em contrato.
A financiadora então pode cobrar ou não cobrar juros sobre o valor financiado de acordo com o valor e o tempo de pagamento ou mesmo não realizar a cobrança do valor financiado em caso de financiamentos não-reembolsáveis. Empresas podem realizar financiamentos para angariar recursos para novos equipamentos ou realizar uma expansão enquanto pessoas físicas pode realizar financiamentos para comprar imóveis, automóveis, entre outros bens de grande valor.
As instituições financeiras possuem várias modalidades de financiamento para pessoas físicas e jurídicas, cada uma com uma característica que o torna mais adequado a casos específicos.
Empresas

Empresas precisam angariar capital para alavancar novos investimentos, parte deste capital pode ter origem em alguma modalidade de financiamento. Existem vários modos para uma empresa financiar suas atividades, como menciona Caldeira Menezes, H., na sua obra "Princípios de Gestão Financeira", seja através de capital próprio ou alheio. Através de capital próprio pode realizar o autofinanciamento, enquanto que utilizando capital alheio pode realizar empréstimo aos sócios, leasing, empréstimos, subsídios estatais, etc.
Determinados projetos dentro de empresas têm sua continuidade determinada pela possibilidade de obtenção de financiamento específico para projetos, que levam em conta os riscos do investimento por parte do financiador e para a empresa e seus acionistas.
Pessoas físicas
Várias pessoas preferem realizar o financiamento de suas compras, embora possam optar por outras operações financeiras como o leasing e o crediário.A

Relacionados