06770111163

570 palavras 3 páginas
FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS
CURSO DE DIREITO

REAL E VIRTUAL:
‘’A espetacularização do humano’’
LEITURA CRÍTICA

TRABALHO APRESENTADO AO
PROFESSOR MESTRE FRANCISCO
FILHO, COMO PARTE DA AVALI-
AÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

SALDANHA RODRIGUES PLOIA

PALMAS, TO

Esse texto pretende discutir o modo como usamos os grandes meios de comunicaçao a nós oferecidos e disponibilizados, para tanto usaremos o filme sem vestigios de Gregory Hoblit, 2008 e o texto Real e Virtual de Francisco Perna Filho, 2009.
A violência da qual o humano é capaz, mais uma vez invade o progresso ao qual alcança. A grande selva que sempre foi o mundo , faz-se representar com vigor no chamado de ``mundo virtual``...
O que temos hoje é uma pulsao que move esses internautas , e não parece ser mais aquela de cunho social. O narcisismo toma conta do virtual e ser visto é mais importante do que trocar e interagir. As mídias sociais em grande crescimento incentivam o se ``mostrar``.
Estamos muito mais próximos do cenário exposto pelo filme do que podemos imaginar. Pois existem diversos sites que incentivam seus usuários a se exporem, das mais diversas maneiras possíveis. Desde exposiçoes eróticas até uma simples brincadeira que se mostram na webcam, sem terem consciência do poder de alcance que aquelas imagens podem ter. Um exemplo a ser citado atualmente no nosso meio e no nosso país foi quando dois jovens simulavam sexo online para alguns usuários do twitter. As consequências legais mobilizaram a web por vários dias, levantando a polêmica sobre o que os adolescentes, jovens e até adultos fazem nos dias de hoje.
Também podemos citar episódios que envolveram bullying e ciberbullying, onde a capacidade gigantesca da internet foi utilizada para ataques e divulgação de conteúdo cujo único objetivo era atacar quem aparecia nesses vídeos. Tudo isso se espalha de forma muito rápida pela rede invadindo o mundo off-line.
Uma cena interessante do filme é no

Relacionados