0670240406-12

1541 palavras 7 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

DIFICULDADES E PROBLEMAS
DE APRENDIZAGEM – 50h

UNIDADE 1

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

1. De acordo com as leituras realizadas e em outras fontes de pesquisa, como você definiria dificuldades de aprendizagem?

R: As dificuldades de aprendizagem por varias razões,uma é a dificuldade cognitiva, mas pode estar relacionada com problemas sociais.

2. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.

R:A identificação das dificuldades de aprendizagem é algo complexo e precisa ser analisada por um profissional,pois são de ordem neurológica

3. Quais fatores influenciam as dificuldades de aprendizagem?

R: Má nutrição, sono irregular, doenças (por falta de higiene) dificuldades sociais e familiares, falta de ambientes escolares que aceitem alunos com dificuldades.

4. Que tipo de apoio por parte da escola e da família uma criança com dificuldades de aprendizagem precisa ter?

R:Os pais precisam ajudar as crianças motivando-as a desenvolverem ao máximo suas capacidades,envolve-las em atividades domésticas e sociais,para que se sintam capazes de superar obstáculos

5. Faça uma síntese sobre cada tipo de dificuldade de aprendizagem.

Transtorno do Déficit de Atenção, é um transtorno de causas genéticas ,aparece na infância ,seus sintomas são: desatenção ,inquietude e impulsividade.
Deficiência da Percepção Visual, o problema dessas pessoas não é de visão,mas o modo como seus cérebros processam as informações visuais, há dificuldade para reconhecer, organizar, interpretar e recordar imagens visuais.
Deficiência de processamento de linguagem,caracteriza-se por qualquer problema com aspecto da linguagem:ouvir palavras corretamente ,entender seu significado,recordar instruções verbais e comunicar-se claramente.
Deficiência motoras finas, as

Relacionados