065677400442

1414 palavras 6 páginas
AUXILIANDO NO PPRA

Ao realizar-se a antecipação ou o reconhecimento de riscos, e o seu competente registro dentro do PPRA, algumas necessidades são claras e dentre o mínimo a ser informado temos: o risco identificado as fontes existentes nos ambientes de trabalho eventuais trajetórias dos agentes até os expostos a existência de efeitos, queixas existentes, indicadores biológicos de exposições ou ao alterações de saúde existentes relacionados ao agente as medidas de controle existentes Podem ser relacionados dados de avaliação ambiental que tenham sido obtidos. Observe-se que a fase de reconhecimento pode ocorrer com ou sem avaliação ambiental pré-existente. Mais do que isso, a fase de reconhecimento, segundo requerida no primeiro PPRA que a Empresa realiza, é o registro completo do inventário dos riscos que os ambientes possuem, independentemente de já existirem atividades de higiene ocupacional, com ou sem avaliações realizadas.

É claro que essa primeira fotografia da situação pode e deve incluir tudo o que já vem sendo feito em termos de medidas de controle em geral e/ou avaliações. É no mínimo justo que, assim como a empresa se auto-declara quanto aos riscos que possui, possa demonstrar o que vem realizando para controlá-los.

Todas as previsões podem e devem estar incluídas na etapa do reconhecimento, justificando as prioridades adotadas e as metas a que se propõe o empresário no controle dos riscos ambientais.

A Análise Preliminar de Riscos para Higiene Ocupacional (APR_HO) é uma sistemática que pode ser utilizada para tal, incluindo as necessidades comentadas.

APR_HO - A Análise Preliminar de Riscos para Higiene Ocupacional é um documento de feitura ágil e fácil interpretação, que simplifica a documentação envolvida e dá uma idéia geral e completa da situação. Para fazer a APR_HO, utiliza-se um formato padrão que apresenta na figura 1 e cujos campos são também explicados em seqüência.

Desde já, todavia, observamos que tudo o que

Relacionados