065404010574

3090 palavras 13 páginas
Artigo

Identificação de Bactérias Causadoras de Infecção Hospitalar e Avaliação da
Tolerância a Antibióticos
Lílian C. Carneiro 1, Thyana T. Carvalhares 1, Marcos Antônio Pesquero2, Rosangela Coelho Quintana 1,
Sarah Borges Feitosa1, Jales Elias Filho 2, Marcos André Costa Oliveira2
1 - Laboratório de Microbiologia, Universidade Estadual de Goiás, GO
2 - Laboratório de Ecologia, Universidade Estadual de Goiás, GO

Resumo

Summary

Em função da abrangência sobre enteropatogenicidade e ação de antimicrobianos, decidiu-se focar um aspecto ligado ao tema. Este trabalho isola e identifica bactérias carreadas por formiga em vários pontos de um ambiente hospitalar e analisa a tolerância dessas bactérias enteropatogênicas isoladas aos seguintes antimicrobianos: ampicilina, penicilina, ceftriaxona, eritromicina e ceftazidima, em relação a seis gêneros bacterianos isolados. Foram realizadas seis coletas de formigas a cada dois meses no Hospital Regional de Morrinhos, GO, desde o mês de setembro de 2005.
Utilizou-se uma isca de carboidrato e uma de proteína por ambiente em período diurno. Somente uma espécie de formiga do gênero Pheidole foi identificada ao longo das coletas.
Previamente as formigas foram imersas em caldo BHI, depois procedeu-se ao semeio em ágar, MacConckey, cled, salmonella shigella – SS, ágar sangue, PCA (ágar para contagem) e foram realizadas provas bioquímicas: lactose, glicose, H2S, uréase,
L-TDª, motilidade indol, lisina, oxidase e citrato de Simmons, sensíveis para identificação bacteriana.
Os resultados apontam uma maior prevalência de Escherichia coli em todos os pontos estudados, salientando que durante a pesquisa foram encontrados carreadores contaminados em todos os ambientes hospitalares pesquisados. Também foi feito antibiograma e a espécie Staphylococcus sp apresentou resistências para todos os antibióticos testados e o antibiótico eritromicina não inibiu o crescimento de nenhum microrganismo.
Os

Relacionados