0653968001380120374Marg Cristina Rubini Gottardo 1

895 palavras 4 páginas
A comunicação interna – o maior desafio das empresas
Margô Cristina Rubini Gottardo
As corporações estão passando por fantásticas transformações nas últimas duas décadas, num processo que continuará nos próximos anos, com consequências ainda mais imprevisíveis, tal a velocidade e a natureza das mudanças com a globalização e a internet.
Atualmente cerca de 90% dos problemas das empresas giram em torno da comunicação
(da ausência dela). E a tendência para o próximo milênio é essa porcentagem aumentar muito mais.
Toda empresa é única, como todo ser humano. Cada empresa tem sua história, sua cultura, seus valores, sua missão. A comparação com o ser humano é absolutamente justificável e óbvia. Afinal, as empresas são compostas essencialmente de pessoas. Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana da empresa. (Alberto Ruggiero, 2002)
Os problemas de comunicação, muitas vezes, nem são considerados ou lembrados e são eles que acabam sabotando decisões, ações e metas. As falhas na comunicação escondem sérios problemas de relacionamento e de desajuste de foco.
A Comunicação Interna engloba todas as práticas e processos comunicativos de uma determinada organização com o seu público interno (funcionários, colaboradores, acionistas). Sendo estabelecida de forma correta, além de resultados positivos nas áreas administrativa, mercadológica e econômica, consegue tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e agradável para todos que constituem a empresa.
Impossível qualquer ação de comunicação eficaz quando a missão das pessoas não está alinhada com a missão da empresa, quanto mais a equipe estiver afinada com a missão e com as metas da empresa, mais a comunicação fluirá e fluindo a comunicação, mais a empresa será competitiva. Os problemas de comunicação nunca deixarão de existir.
O importante, portanto, é ter a consciência

Relacionados