065286311368/51846953

929 palavras 4 páginas
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

SANTARÉM
2014
Caracterize cada uma das cincos regiões culturais do país.
Brasil Crioulo
O Brasil Crioulo é referente aos que viviam em torno da cultura da cana-de-açúcar, na costa nordestina. Caracterizam-se como trabalhadores escravos, patrões europeus e mestiços entre eles. Várias tradições africanas são trazidas e praticadas, como suas crenças e costumes O aspecto cultural crioulo nasce em volta da economia açucareira, juntando todas as suas ramificações. Com isso, nasce uma civilização, a primeira de esfera mundial onde a América era o assentamento, a África a energia provedora e a Europa consumidora exclusiva.

Brasil Sertanejo
O sertanejo nasce nas regiões mais castigadas do Brasil. Região semi-árida. Muitos problemas se devem à escassez de água. Mas, apesar de tudo, o sertanejo é acima de tudo um guerreiro. Sempre enfrenta as adversidades de sua terra e vive no sertão, criando seu gado, mantendo sua plantação e pedindo a Deus que não deixe de “mandar chuva”. Com a expansão da colonização, novos espaços foram necessários, e foi no sertão do nordeste que se viu um bom lugar para o cultivo do gado. O Sertanejo é sofrido, tem que conviver com a falta de água, dos abusos de donos de fazenda e da exaustiva vida de trabalhos nos sertões.
Surgem alguns grupos de sertanejos que buscavam melhores condições de vida, e não aceitavam os abusos dos grandes fazendeiros, eram os cangaceiros, que viviam em comunidades próprias e lutavam armados contra os grandes donos de terra.

Brasil Caipira
O cultura do caipira foi formada no interior de São Paulo e em outras regiões interioranas dos Estados vizinhos. Proveio duma mistura entre o português e o índio. Essa mistura se intensificou com as investidas dos bandeirantes.
Houve uma mistura até nas línguas, pois em São Paulo falava-se um tupi adaptado. Porém,

Relacionados