063978240558

347 palavras 2 páginas
país já era habitado por povos nativos desde a pré-história.
A navegação era feita perto ou longe da terra Navegação costeira, estimada e em águas restritas
O problema geral da navegação
1.2 TIPOS E MÉTODOS DE NAVEGAÇÃO;PRECISÃO REQUERIDA E INTERVALODE TEMPO ENTRE POSIÇÕES
Embora existam várias outras classificações, algumas até mesmo muito sofisticadas, étradicionalmente reconhecido que a navegação apresenta três tipos principais, ou categoriasprimárias, de acordo com a distância que se navega da costa ou do perigo mais próximo:
NAVEGAÇÃO OCEÂNICA
: é a navegação ao largo, em alto-mar, normalmente praticada amais de 50 milhas da costa.
NAVEGAÇÃO COSTEIRA
: como o próprio nome indica, é a navegação praticada já maispróximo da costa, em distâncias que, normalmente, variam entre 50 e 3 milhas da costa (ou doperigo mais próximo). Pode, também, ser definida como a navegação feita à vista de terra, naqual o navegante utiliza acidentes naturais ou artificiais (pontas, cabos, ilhas, faróis, torres,edificações, etc.) para determinar a posição do navio no mar.
NAVEGAÇÃO EM ÁGUAS RESTRITAS
: é a navegação que se pratica em portos ou suasproximidades, em barras, baías, canais, rios, lagos, proximidades de perigos ou quaisqueroutras situações em que a manobra do navio é limitada pela estrita configuração da costa ouda topografia submarina. É este, também, o tipo de navegação utilizado quando se navega adistância da costa (ou do perigo mais próximo) menores que 3 milhas. É o tipo de navegaçãoque maior precisão exige.O tipo de navegação praticado condiciona a precisão requerida para as posições e ointervalo de tempo entre posições determinadas. Embora não haja limites rígidos, os valoresapresentados na Figura 1.2 dão uma idéia dos requisitos de precisão e da freqüência mínimade determinação de posições para as três categorias básicas de navegação

Relacionados