063685771392

602 palavras 3 páginas
No nosso dia a dia podemos observa que na internet, nos jornais, na televisão, enfim a mídia em geral tem exercido decisivo direcionamento de tendências no âmbito cultura corporal de movimentos, trazendo influencias para a Educação Física. A mídia tem mostrando um Esporte como espetáculo televisivo, e esse tipo de esporte tem cada vez mais se distanciado daquele esporte em que se procurava o bem estar, a saúde, o lazer e a educação.
A cultura corporal de movimento cresceu muito nos últimos tempos e podemos observa isso, pois temos vários tipos como a ginastica aeróbica, muito trabalhada dentro das academias, a hidroginástica, a musculação, a capoeira, o rappel entre outras. A mídia passou a denominar o Esporte designando essas diversidades de praticas corporais, que já não seguem os critérios da sociologia do Esporte que tinha como definição do Esporte a competição, a vitoria, o recorde, etc.
A sociologia do Esporte foi subvertida, e o conceito de Esporte foi aumentando pelas mídias.
EICHEBERG (1995), um dos autores citados neste artigo diz que o esporte de alto rendimento, que há muito tempo representou o topo ideal da pirâmide esportiva, está sendo transformado, pois antes se preocupavam com a produção de resultados individuais e agora está voltado para o exterior, para as qualidades visuais que o esporte proporciona para os indivíduos.
O esporte como cultura corporal, é muito popular dentro de alguns grupos da nossa sociedade, um deles é a escola em que as modalidades esportivas, futebol, handebol, voleibol e basquetebol, são muito conhecidas e essa popularidade de certa forma atrapalha a inclusão de outros conteúdos de ensino nas aulas de educação física, é preciso ressaltar que existe uma solução para esse problema, pois poderiam incluir de forma dinâmica esses outros conteúdos durante o jogo, sem que se perdessem os objetivos principais do jogo.
Existem dois modelos corporais: o modelo de estética corporal e o modelo do fitness que é promovido pela

Relacionados