063646851341

2096 palavras 9 páginas
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ – BREVES
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL
TURMA 2012

Crislene Machado Queiros1
Jholsiane Abreu Santos
Maiara da Silva Otoni
Marcelle Silva de Souza

A TEORIA FENOMENOLÓGICA

BREVES-PARÁ
2013

Crislene Machado Queiros
Jholsiane Abreu Santos
Maiara da Silva Otoni
Marcelle Silva de Souza

A TEORIA FENOMENOLÓGICA

Trabalho apresentado como avaliação total da disciplina Fundamento Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III, ministrada pela Prof.ª Mcs. Gicele Brito.

BREVES – PARÁ
2013
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a fenomenologia. Sob a rubrica do pensador alemão Edmund Husserl (1859-1938). Um matemático e logico descendente de judeus. Serão apresentados aqui os principais conceitos que norteiam a fenomenologia husseliana. Que ainda tem grande influência no meio acadêmico.
A palavra fenomenologia foi empregada por alguns pensadores ao longo da história e da filosofia. E pode ser definida nos seguintes termos: “descrição daquilo que aparece ou aquilo que se mostra e que se revela”. A fenomenologia está relacionada diretamente ao conceito de fenômeno.
No período de 1884-86 Husserl assistiu as aulas de Fraz Bretano, em Viena, que acabou se tornando seu mestre e despertando nele o interesse pela filosofia como ciência de rigor. A partir daí, Husserl lutou contra o historicismo e o psicologismo. Ele idealizou um recomeço para a filosofia. Como um método de investigação subjetiva e rigorosa que se iniciaria com os estudos dos fenômenos. E como aparentam a mente para encontrar as verdades da razão. Esta filosofia se sustenta partindo da base de dados indubitáveis para neles construir o edifício filosófico. “Sem evidencias não haveria ciência diria Husserl”.
A fenomenologia tem como objetivo descobrir como é construído o conhecimento e a história. Os fenômenos

Relacionados