063547911007

1798 palavras 8 páginas
TRABALHO DE FÍSICA III
VALOR: 2,0 PONTOS
TRABALHO INDIVIDUAL
DATA DE ENTREGA: DIA DA PRIMEIRA AVALIAÇÃO

EXERCÍCIOS SOBRE FORÇA ELÉTRICA

Exercícios sobre Campo Elétrico

1) Uma partícula de massa m = 2,0 g e carga elétrica q = 5,0 C está em equilíbrio estático, sujeita simultaneamente a ação de um campo elétrico vertical e ao campo gravitacional terrestre (g = 10m/s2). Determinar as características do vetor campo elétrico no ponto onde se encontra essa partícula.

2) Determinar a intensidade do campo elétrico gerado por uma carga puntiforme Q = 4,0 C, num ponto situado a 3,0 cm, admitindo que o meio seja o vácuo.

3) A intensidade do campo elétrico gerado por uma carga Q, puntiforme num ponto P, a uma distância d, é igual a E; qual a nova intensidade do campo elétrico gerado por uma carga 3 Q num ponto situado a uma distância igual 4 d ?

4) Duas cargas puntiformes Q1 = 2,0 C e Q2 = -2,0 C estão fixas em dois vértices de um triângulo equilátero de lado L= 6,0 cm. Determinar as características do vetor campo elétrico resultante no terceiro vértice.

5) Duas cargas puntiformes, Q1 = 4 C e Q2 = 9 C, estão separadas por uma distância de 15 cm; em que ponto da reta que une essas cargas o campo elétrico resultante é nulo ?

6) Determine a intensidade, a direção e o sentido do vetor campo elétrico resultante no ponto P, criado pelas cargas elétricas. Considere Q = 3C, d = 2 cm.

8) Uma carga elétrica puntiforme q = 1C, de massa m = 10-6 kg é abandonada do repouso num ponto A de um campo elétrico uniforme de intensidade E = 105 N/C, conforme a figura.

Determinar: (a) a intensidade da força que atua em q; (b) o módulo da aceleração adquirida por q; (c) a velocidade de q ao passar por B, situado a 0,2 m do ponto A.

EXERCÍCIOS SOBRE A LEI DE GAUSS

EXERCÍCIOS SOBRE POTENCIAL ELÉTRICO
1) Uma carga elétrica de 2nC deve ser transportada desde um ponto A até um ponto B de um campo elétrico criado por

Relacionados